Publicações / Artigos

EAA | Coletânea Prevenção de Litígios no Direito Societário - A Importância da Preservação da Empresa - Tema 10/10

EAA | Coletânea Prevenção de Litígios no Direito Societário - A Importância da Preservação da Empresa - Tema 10/10

23 . 05 . 2018 Publicado em Artigos

Ninguém cria uma empresa com o intuito de vê-la fracassar e encerrar suas atividades. Os que se dispõem a se aventurar no mundo empresarial ao certo sempre desejam que a atividade na qual investiram seja um sucesso e se prolongue indefinidamente no tempo, ou seja, sem previsão de encerramento.

E tendo em vista a intenção de perenidade da empresa, a prevenção de litígios societários é extremamente necessária.

Como tratado no correr desta coletânea de artigos, a ruptura entre os sócios quanto ao consenso na forma de administrar e gerir a sociedade pode levar a mesma a sofrer imensos prejuízos e até mesmo, no pior dos cenários, falir, situação essa que não é almejada por nenhuma pessoa.

Vale lembrar que a preservação da atividade empresária não atende somente aos interesses dos sócios ou acionistas, mas à toda a sociedade.

Uma empresa em bom funcionamento gera empregos, consumo de sua atividade (seja entre pessoas jurídicas ou junto ao consumidor final/pessoa física), enfim rotatividade de recursos de uma maneira geral, o que beneficia a todos.

Quando uma empresa se encerra, por sua vez, temos um cenário socialmente catastrófico: muitos empregos perdidos, consequente diminuição de rendas familiares e de consumo no mercado como um todo (o que irá recair sobre o fluxo de caixa de outras empresas), prejuízo a cadeias produtivas em que a empresa finda era parte, etc.

O que se busca mostrar aqui é que prevenir litígios entre sócios e acionistas de uma pessoa jurídica é algo que beneficia não só àqueles que estão interessados nos lucros provenientes da atividade empresária, mas sim à toda a sociedade.

Prevenir litígios garante o bom desenvolvimento da atividade empresária e, consequentemente, a perenidade da mesma, ficando evidente assim a transcendência do tema e sua importância não apenas no mundo empresarial, mas no cotidiano de todos que são de alguma forma atingidos pelas atividades comerciais, o que, no mundo de hoje, significa toda a sociedade.