Publicações / Artigos

Provisão em processos trabalhistas

Provisão em processos trabalhistas

Escrito por Cláudia Regina Klinguelfus . 20 . 05 . 2022 Publicado em Artigos

Ao responder uma reclamação trabalhista, além dos fatos envolvendo os pedidos, a empresa deve avaliar os valores atribuídos a cada pleito.

Na Justiça do Trabalho, geralmente, cada ação contém diversos pedidos não necessariamente relacionados entre si e devem ser avaliados separadamente para retratar o montante real discutido na ação.

Ainda, após a apuração dos valores de cada pedido é importante classificar o risco de condenação entre remoto, possível e provável.

Válido mencionar que a reavaliação dos valores e risco é fundamental conforme as provas forem sendo colhidas no processo.

Com isso é possível estabelecer um valor para sugestão de provisão (reserva) mais próximo da realidade e, desta forma, a empresa ter a possibilidade de se preparar financeiramente em caso de condenação e não reservar valores muito superiores ou inferiores de contingência.

A análise do risco quanto aos valores deve ser avaliada por uma assessoria jurídica cautelosa para não causar falsa realidade dos riscos envolvendo o passivo trabalhista.