O mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher traz à tona perspectivas e questionamentos acerca da evolução dos diretos das mulheres, bem como o aumento da presença feminina nos mais variáveis cenários historicamente de predominância masculina.
Atualmente tem-se registrado um crescimento significativo de lideranças femininas no mundo corporativo (1) e não seria diferente no contexto jurídico, notadamente na advocacia, que por muito tempo foi considerada um campo de atuação predominantemente masculino.
Ainda em relação aos quadros da advocacia, é possível verificar pelos dados divulgados pela OAB Nacional (2) que atualmente o número de mulheres inscritas (totalizando 636.665) supera o número de advogados homens (624.158).
A mudança de paradigma e conquista de espaço das mulheres no mundo corporativo, notadamente na área jurídica, além de concretizar um meio justo e igualitário, cria um ambiente plural capaz de obter melhores resultados, considerando que as mulheres se mostram dispostas a buscar cada vez mais desenvolvimento profissional, inclusive assumindo cargos de liderança.
O ambiente de trabalho diversificado traz retorno positivo, em razão do fato das mulheres mostrarem grande adaptabilidade às mudanças e inovações tecnológicas, inteligência emocional, além de facilidade em transpor obstáculos quanto aos negócios e, também, no tocante às relações interpessoais.
De uma forma geral, a pluralidade permite diferentes perspectivas sociais, contribuindo para abordagens mais justas e resolutivas dentro das organizações; consoante a pesquisa Better Leadership, Better World (3), locais de trabalho que valorizam, na prática, a igualdade de gênero podem ajudar a produzir mais de US$ 12 trilhões por ano, além de gerar 380 milhões de empregos.
Notas:
1. O Brasil entrou na lista dos dez países com mais empresas que têm mulheres em cargos de liderança, segundo estudo 15ª edição da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019. https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/03/brasil-e-o-10-com-mais-empresas-que-tem-mulheres-lideres-mas-proporcao-deixa-desejar.html. Acesso: 15/03/2022.
2. https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados, acesso em 15/03/2022.
3. https://d306pr3pise04h.cloudfront.net/docs/publications%2F2018%2FWomenRising2030-Better-Leadership-Better-World.pdf. Acesso: 15/03/2022.