Publicações / Artigos

Barbie: O Dilema da Classificação Etária do Filme

Barbie: O Dilema da Classificação Etária do Filme

21 . 07 . 2023 Publicado em Artigos

Por Felipe Propheta

 

Na quinta-feira, 20, o filme “Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estreiou nos cinemas. Apesar da boneca ter marcado a infância de muitos, o tão aguardado live-action não é voltado para crianças. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) divulgou uma classificação etária para o filme no Brasil, restringindo a idade para acima de 12 anos. Essa decisão pode ter frustrado os pequenos fãs, mas o órgão justifica que o filme contém cenas consideradas impróprias para o público abaixo dessa idade, como ações violentas e linguagem com teor adulto.

Na última semana, o trailer também enfrentou problemas com o Conselho, que interrompeu sua exibição em todas as salas de cinema do país. A referida prévia mostrava a protagonista usando um maiô preto e branco e chamou a atenção dos reguladores devido a cenas em que crianças apareciam quebrando a cabeça de brinquedos.

O Conar alega que as imagens violam a Seção 11 do Artigo 37 de sua regulamentação, pois contém “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”, de acordo com a relatora da representação.

Por outro lado, na última segunda-feira, 11, o órgão decidiu suspender a restrição de idade, após a empresa responsável pelo filme anunciar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública classificou a produção como livre para todas as idades.

Esse dilema da classificação etária para o filme “Barbie” evidencia a discussão sobre o equilíbrio entre a expectativa dos fãs mais jovens e o conteúdo adulto do live-action. A decisão do Conar e a posterior mudança levantam questões sobre a adequação das cenas para diferentes faixas etárias e a importância de uma avaliação criteriosa para garantir uma experiência apropriada para o público.