Publicações / Artigos

Chat GPT: inteligência artificial e o alarde na comunidade jurídica

Chat GPT: inteligência artificial e o alarde na comunidade jurídica

Escrito por Fernanda São Pedro Gusmão . 20 . 03 . 2023 Publicado em Artigos

Por Fernanda Gusmão

Não é de hoje que se propaga o alarde de que as ‘máquinas’ vão assumir as funções desempenhadas pelas pessoas. Em uma análise história superficial pode-se dizer que trabalhos antes desempenhados por pessoas foram de fato substituídos por máquinas, todavia a trajetória para essa substituição não se deu em completo prejuízo do homem.

Fato é que a medida em que as tecnologias se aprimoram as pessoas também se aprimoram (ou espera-se que o façam), ao passo que surgem outras profissões e funções.

Nos últimos anos, a escalada das inovações tecnológicas, especialmente no âmbito da inteligência artificial, tem gerado certo alarde na comunidade jurídica. Um exemplo é o lançamento do Chat GPT plataforma de inteligência artificial (deep learnig) que utiliza algoritmo baseado em redes neurais que permitem estabelecer uma conversa com o usuário, a partir do processamento de um gigantesco volume de dados.

A exemplo do Chat GPT, ferramenta que se utiliza de informações já postas no mundo, sem, contudo, ter a capacidade do pensamento inovador e orgânico do ser humano. E, considerando o cenário jurídico atual de excessos de demandas e profissionais, urge profissionais especializados em pensar o direito de forma orgânica e filosófica.

Ainda que as plataformas de inteligência artificial estejam cada vez mais afinadas com a realidade, a bem da verdade verifica-se que elas não são aptas a substituir o exercício do pensamento humano, orgânico e filosófico.

A preocupação exagerada com as incertezas advindas da inteligência artificial não se justifica, de forma que as ferramentas tecnológicas e demais inovações vêm para contribuir com a aprimoração do ser humano e melhorar a qualidade sua qualidade de vida, criando também novas oportunidades de negócios e novos segmentos de atuação.