Publicações / Artigos

O Direito e as conveniências da tecnologia

O Direito e as conveniências da tecnologia

Escrito por Augusto Cesar de Almeida Junior . 17 . 03 . 2023 Publicado em Artigos

Por Augusto Almeida

O avanço tecnológico provocou diversas mudanças na rotina de toda a sociedade.

No caso do direito, não foi diferente. Das inovações surgiram novas ferramentas e, com elas, inúmeras conveniências que propiciaram uma melhor dinâmica na rotina de trabalho, inclusive no atendimento aos clientes.

Um dos primeiros passos (mas não menos importante) na informatização do judiciário foi o procedimento de digitalização dos processos, que passaram a ter uma tramitação mais célere, em um sistema judiciário conhecido por sua morosidade. Além disso, permitiu maior conveniência no que diz respeito ao acesso à informação.

Entre outros exemplos dessas novas práticas, podemos citar a possibilidade de se coletar assinaturas remotamente, a resolução de conflitos em ambiente virtual, o acompanhamento praticamente em tempo real do andamento dos casos, por meio da utilização de sistemas especializados, e a consequente redução de custos para o cliente, diante da antiga necessidade de praticar presencialmente os atos exemplificados acima.

Porém, um dos principais benefícios (se não o principal), é a possibilidade de se realizar audiências em ambiente virtual. Com isso, é possível que o advogado contratado para o caso realize o ato, ainda que o processo esteja tramitando em outra cidade, ou estado.

Dessa forma, é possível manter a qualidade técnica esperada pelo cliente no ato da contratação, e preservar a aplicabilidade de todo o conhecimento adquirido pelo profissional durante toda a tramitação.