Publicações / Artigos

Como administrar o passivo trabalhista da empresa?

Como administrar o passivo trabalhista da empresa?

Escrito por Cláudia Regina Klinguelfus . 02 . 10 . 2017 Publicado em Artigos

No dia-a-dia das empresas uma grande preocupação é, sem dúvida, o passivo trabalhista, motivo pelo qual surge o questionamento: como diminuí-lo ou evitá-lo?

Ninguém pode impedir um funcionário ou ex-funcionário de propor uma reclamação trabalhista contra o seu empregador ou ex-empregador. Isso porque o direito de ação (petição) está previsto na Constituição Federal e não pode ser suprimido.

Assim, as empresas devem sempre buscar focar na prevenção de ações, e a melhor maneira de fazer isso é respeitando a lei e garantindo um ambiente de trabalho sadio e seguro para os seus colaboradores.

Sabemos que a cada dia são criadas mais leis e regras para as empresas cumprirem e nem sempre são claras, dificultando a vida dos empresários.

Por isso é muito importante consultar uma equipe jurídica, que poderá auxiliar a empresa antes dos problemas começarem a aparecer ou logo no seu início, estacando-os e impedindo que situações similares se repitam ou se posterguem no tempo.

Também é importante a sintonia entre os diversos setores internos da empresa, como recursos humanos e financeiro, para que todos os envolvidos na relação de trabalho caminhem juntos.

O EAA está preparado para auxiliar e orientar a sua empresa na administração do passivo trabalhista, diminuindo e até evitando novas demandas.