Publicações / Artigos

Limitação dos descontos nas verbas rescisórias quando da extinção do vínculo empregatício

Limitação dos descontos nas verbas rescisórias quando da extinção do vínculo empregatício

Escrito por Vanessa Luiza Siraque Potente . 18 . 01 . 2024 Publicado em Artigos

Por Vanessa Siraque 

 

 Em recente decisão, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou o recurso interposto por uma empresa em face da decisão, da Terceira Turma, que havia condenado na devolução dos descontos realizados na rescisão pelo fato de que foi ultrapassado o valor referente de um mês de remuneração. 

O fundamento legal utilizado foi extraído do artigo 477, §5º, que diz:  

Art. 477.  Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo.  (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) 

(…) 

  • 4o O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado: (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

I – em dinheiro, depósito bancário ou cheque visado, conforme acordem as partes; ou  (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) 

II – em dinheiro ou depósito bancário quando o empregado for analfabeto. 

  • 5º – Qualquer compensação no pagamento de que trata o parágrafo anterior não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado. (Redação dada pela Lei nº 5.584, de 26.6.1970)

G.N. 

Dessa forma, o entendimento do relator, Ministro Evandro Valadão, é de que o limite de um mês da remuneração não deve ser ultrapassado por quaisquer descontos, aqui, incluem-se aqueles autorizados pelo próprio empregado (art. 462 da CLT) ou constantes na Súmula do próprio TST de nº 342. 

Para sanar a controvérsia, o Ministro Relator fundamentou que o empregado necessita de garantir recursos mínimos para a sua sobrevivência em decorrência da rescisão do vínculo empregatício havido entre as partes. 

 

Notícia referente ao processo E-ED-ARR – 10016-78.2016.5.03.0087 

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho  

https://www.tst.jus.br/-/descontos-na-rescis%C3%A3o-de-metal%C3%BArgico-n%C3%A3o-podem-exceder-o-valor-de-um-m%C3%AAs-de-remunera%C3%A7%C3%A3o