Publications / Articles

(Português) Escrow Account – Modalidade de garantia em ascensão

(Português) Escrow Account – Modalidade de garantia em ascensão

Written by João Pedro Ferraz Delgado . 26 . 03 . 2024 Published in Articles

(Português) Por João Pedro Delgado 

 

A escrow account, ou conta de garantia, é uma ferramenta financeira que oferece segurança e proteção para transações comerciais e contratos que têm tido maior visibilidade atualmente. Nesse arranjo, um terceiro, geralmente uma instituição financeira ou uma empresa especializada, ou até mesmo um tabelião, detém fundos ou ativos que serão utilizados no pagamento, durante o período em que as condições acordadas entre as partes envolvidas na negociação são cumpridas. A utilização de uma escrow account é comum em uma variedade de contextos, desde transações imobiliárias até acordos comerciais complexos. 

Uma das principais vantagens da escrow account é a mitigação de riscos para todas as partes envolvidas em uma transação. Para o comprador, oferece a garantia de que os fundos ou ativos serão liberados apenas quando todas as condições acordadas forem cumpridas, proporcionando maior segurança e confiança no processo de compra. Para o vendedor, serve como garantia de que os fundos serão recebidos uma vez que todas as obrigações tenham sido cumpridas pelo comprador, reduzindo assim o risco de inadimplência. 

Além disso, a escrow account é frequentemente utilizada em transações internacionais ou negociações de fusões e aquisições entre grandes empresas, onde as partes podem estar sujeitas a diferentes regulamentações e sistemas legais. Nesses casos, a presença de um intermediário neutro que administra a conta de garantia ajuda a garantir que ambas as partes cumpram suas obrigações, independentemente das diferenças jurídicas e culturais. 

No setor imobiliário, por exemplo, a escrow account desempenha um papel fundamental no processo de compra e venda de propriedades. Os compradores geralmente depositam uma quantia em uma conta de garantia como sinal de boa-fé, demonstrando seu compromisso com a transação. Esses fundos são então mantidos pelo escrow agent até que todas as condições do contrato, como inspeções de propriedades, obtenção de financiamento e transferência de escrituras, sejam concluídas. Uma vez que todas as condições sejam atendidas, os fundos são liberados para o vendedor. 

No contexto de transações comerciais, especialmente aquelas que envolvem grandes somas de dinheiro ou acordos complexos, a escrow account proporciona uma camada adicional de segurança e transparência. Os fundos ou ativos depositados na conta de garantia ficam protegidos contra disputas e garantem que todas as partes envolvidas cumpram suas obrigações contratuais. 

Ademais, com a sanção do novo marco legal das garantias, no final do mês de outubro de 2023, há a possibilidade de que a escrow account seja administrada junto a um Tabelionato de Notas, atuando o Tabelião como intermediário na certificação do implemento ou da frustração de condições referentes a determinado negócio; e como responsável pela administração dos recursos provenientes da excussão da garantia, repassa, ou não, os valores depositados na conta vinculada. 

Em resumo, a utilização de uma escrow account como forma de garantia oferece uma solução eficaz para mitigar riscos e garantir a execução bem-sucedida de transações comerciais e contratos. Ao proporcionar segurança e transparência, promove a confiança entre as partes envolvidas e facilita negociações pacíficas e bem-sucedidas em uma variedade de contextos comerciais e jurídicos.