Publications / Articles

(Português) Advocacia 4.0 – Aliança entre o Direito e a Tecnologia

(Português) Advocacia 4.0 – Aliança entre o Direito e a Tecnologia

Written by Lucas Eduardo Bagatin Ribeiro . 27 . 03 . 2024 Published in Articles

(Português) Por Lucas Eduardo Bagatin Ribeiro 

 

Com o frequente avanço da tecnologia, o setor jurídico se vê na necessidade de transformação e aprimoramento, passando a utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar e trazer mais efetividade aos processos. 

O conceito da Advocacia 4.0 baseia-se em incluir ferramentas tecnológicas, que auxiliam em uma atuação mais estratégica e durante o processo de tomada de decisões, e uma vez aliadas à prática jurídica, fornecem mais eficiência aos processos, que antes eram lentos e burocráticos. 

Um mito contado por muitos seria de que a inteligência artificial substituirá os advogados. Mas a verdade é que ela aperfeiçoará os serviços jurídicos. 

De acordo com o CEO da ROSS Intelligence, o trabalho dos advogados será transformado radicalmente até 2029, pois atividades rotineiras e de menor complexidade serão delegadas para sistemas de inteligência artificial, como pesquisa de jurisprudência e organização de contratos, enquanto os profissionais poderão se concentrar em atividades estratégicas de alta complexidade. 

Para o considerado “Advogado 4.0” a tecnologia, incluindo nesse contexto a inteligência artificial, está ao seu dispor para facilitar e potencializar seu trabalho, e não para substituí-lo. 

Entre as vantagens de unir a tecnologia com a advocacia, podemos citar o aumento na produtividade, a economia de custos, a otimização do tempo, tudo isso permitindo uma melhoria contínua nos serviços prestados. 

Fato é que com o passar do tempo, se torna cada vez mais fundamental que os advogados fiquem atentos às mudanças e oportunidades que a transformação digital oferece, e para que se utilizem dela como forma de aperfeiçoamento de seus trabalhos.