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(Português) Excludentes de Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo

(Português) Excludentes de Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo

Written by Laiz de Moraes Parra . 01 . 12 . 2024 Published in Articles

(Português) Por Laiz Parra 

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece uma série de direitos e deveres tanto para consumidores quanto para fornecedores, fabricantes e comerciantes.  

A responsabilidade civil no âmbito das relações de consumo visa proteger o consumidor contra danos decorrentes de produtos ou serviços defeituosos. Contudo, o CDC prevê situações em que essa responsabilidade pode ser excluída, desde que comprovadas determinadas condições. 

Excludentes de Responsabilidade 

Inexistência de Vício 

Uma das principais excludentes de responsabilidade é a inexistência de defeito/vício de fabricação no produto ou serviço. O artigo 12, §3º, do CDC, estabelece que o fabricante, construtor, produtor ou importador não será responsabilizado quando provar que o defeito inexiste. Isso significa que, se o fornecedor conseguir demonstrar que o produto ou serviço não apresenta qualquer vício ou defeito, ele não será obrigado a indenizar o consumidor. 

Culpa Exclusiva do Consumidor ou de Terceiro 

Outra excludente prevista no CDC é a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. Conforme o artigo 12, §3º, inciso III, o fornecedor não será responsabilizado se provar que o dano foi causado exclusivamente por culpa do consumidor ou de terceiro. Exemplos comuns incluem o uso inadequado do produto pelo consumidor ou a intervenção de um terceiro que causou o dano. 

Caso Fortuito ou Força Maior 

O caso fortuito ou força maior também pode eximir o fornecedor de responsabilidade. Essas situações são caracterizadas por eventos imprevisíveis e inevitáveis que impedem o cumprimento da obrigação. Por exemplo, desastres naturais que danificam produtos ou serviços podem ser considerados como excludentes de responsabilidade.