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Xícaras com desenhos de limões: quais as lições sobre o princípio da transparência no CDC?

Xícaras com desenhos de limões: quais as lições sobre o princípio da transparência no CDC?

Escrito por Laiz de Moraes Parra . 06 . 03 . 2025 Publicado em Artigos

Por Laiz Parra 

Recentemente, conhecida marca de luxo enfrentou uma polêmica envolvendo suas xícaras. O problema iniciou quando uma influenciadora brasileira encontrou uma xícara idêntica à comercializada pela marca, sendo utilizada em um café na Tailândia. O vídeo postado nas redes sociais viralizou e gerou uma onda de críticas sobre a exclusividade e autenticidade dos produtos da marca. 

Em resposta, a empresa suspendeu quatro linhas de porcelana e ofereceu trocas aos clientes insatisfeitos. A empresa também realizou pronunciamentos pelo CEO da marca e anunciou que está construindo uma fábrica em Minas Gerais para garantir a produção local e evitar futuros problemas de autenticidade. 

Em uma sociedade cada vez mais conectada, as marcas precisam ficar atentas às expectativas crescentes dos consumidores. 

Transparência e autenticidade são essenciais. Os consumidores de hoje valorizam marcas que são autênticas sobre seus processos, produtos e valores. 

A propósito, o princípio da transparência é um dos pilares fundamentais do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no Brasil. Está previsto no artigo 4º, que estabelece a necessidade de harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo, sempre com base na boa-fé e equilíbrio. 

Em síntese, as xícaras com desenhos de limões podem ensinar algumas lições valiosas envolvendo transformação, resiliência e criatividade das marcas, sem deixar de lado a autenticidade e transparência nas relações, já que os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto das suas escolhas de consumo.